Ontem, eu e minha mãe reservamos a tarde pra fazer algo que sempre fazemos todo fim de ano e que, tenho certeza, vai fazer o dia de alguém mais feliz: separar nossas doações de Natal. Todo dezembro, nós aqui de casa fazemos uma limpa nos armários, separamos tudo o que não usamos mais e doamos pra que possam voltar a ser usadas por quem precisa. Desta vez separei bastante coisa, e isso além de me trazer mais espaço, me trouxe leveza pra alma também. Por isso e por lembrar que Natal é principalmente tempo de luz, me inspirei a trazer aqui ideias de como ajudar a iluminar o fim de ano de muita gente que tá precisando:



1. Doar o que ficou esquecido: 
Como eu disse ali em cima, durante o ano, muita roupa, cosméticos e utensílios são substituídos e ficam esquecidos atras do armário. Mas tem muita gente por aí que pode fazer bom uso dessas peças que já não nos fazem falta. Sempre tem alguém precisando e uma instituição legal pra fazer meio de campo :)

2: Afeto também Ilumina: Uma boa ação não precisa necessariamente envolver doar coisas materiais, tem gente que necessita, mais do que de roupas, de atenção ou ajuda. Doar uma tarde pra dar atenção aos velhinhos de um asilo, brincar com crianças de um hospital ou orfanato ou ser voluntário por um dia de alguma ONG, além de fazer toda a diferença no dia dessas pessoas, deixa a alma mais leve também :)

3. Adotar uma Cartinha nos Correios: Todo mundo que já teve infância e sabe o quão mágico é aquele momento quando nos avisam que o Papai Noel passou e deixou os presentes. Nada paga as memórias de infância do Natal, mas muitas crianças infelizmente não tem condições de ganhar os presentes que pediram em suas cartinhas. Os correios tem um projeto muito legal em que é possível adotar uma dessas cartinhas e, mesmo com pouco, fazer o natal de alguma criança muito mais feliz. 

4. Alimentos Também São Bem Vindos: A ceia tradicional de natal pode nos parecer uma coisa garantida todo 24 de dezembro, mas nem todos podem dizer a mesma coisa. Tenho certeza que ajudar uma família local a comprar pelo menos uma parte dos ingredientes pra esse momento tão especial vai trazer muita alegria e alivio ao coração de quem precisa. 

5. Um Simples Agrado: 
Essa é uma ideia muito simples, mas que me trouxe uma alegria enorme nas vezes que botei em pratica: um simples agradinho com uma mensagem, pode desde demonstrar reconhecimento por quem está trabalhando por alguma causa a até mesmo trazer um sorriso à aqueles que não estão perto das pessoas que amam. Pode ser algo tão pequeno quanto um bombom ou uma mensagem, distribuir um pouquinho de amor e receber um sorriso sincero em troca não tem preço! Testado e confirmado ;)

E por fim, vou deixar aqui alguns links para projetos que estão precisando bastante de ajuda, assim basta um click pra ajudar alguém a ter um fim de ano mais feliz! 

SOS Animais:
http://www.sosanimais.org.br/como-ajudar.html



Médicos Sem Fronteiras:
https://www.msf.org.br/doador-sem-fronteiras?gclid=CjwKEAiAy7SzBRD_lv7quOnr6XUSJAAOLkW6p7f1iUgsjgpoYz9tl-r4pcEFEH9dmXmVMovbnKq_NRoCaRrw_wcB

Casa Hope:
http://hope.org.br/?lang=en


E um lembrete: Antes de tudo, Natal é tempo de luz, de compaixão e de agradecer :) #fazerobemsemolharaquem


Um Comentário

  1. Muito legal. Acho importante acrescentar que quando as pessoas doarem alguma coisa, que esteja em condições de uso para quem vai receber. Por exemplo, ao doar uma roupa, cuide para que esteja limpa, usada mas em boas condições. Creio que isso é uma forma de cuidado com quem esta recebendo.

    ResponderExcluir